A década dos anos 20 ficou conhecida como os “anos loucos”. Contudo, deu-se esse termo por diversos fatores marcados pela época que causaram mortes, perdas e lutos. Por fim, passando pela 1ª guerra mundial e gripe espanhola. Dessa forma, após essa sequência de desastres, o mundo retoma as suas atividades. A seguir, confira a matéria: Itens que marcaram a moda dos anos 20.
A princípio, as festas passaram a serem bem exageradas no quesito: álcool. Ou seja, por causa da lei seca que havia nos Estados Unidos, as pessoas não podiam se embebedarem em qualquer lugar. Portanto, costumavam exagerar quando podiam. Nesse sentido, a noite passa a ser mais agitada com a dança Charleston, bares, cabarés, jazz. que remetia alegria as pessoas, e com isso o glamour das mulheres eram evidenciadas em suas roupas, acessórios e sapatos.
Itens que marcaram a moda dos anos 20!
Como disse antes, essa década foi muito histórica. E em então, em 1920, que as mulheres tiveram o direito ao voto, sendo criticadas pelos mais conservadores da época. A liberdade alterou a forma das vestimentas da época. As mulheres deixaram os espartilhos de lado.
- Os vestidos tubulares eram sem mangas, costas à mostra, na altura do joelho e com decote mais profundo.
- Maquiagens fortes nas pálpebras e batons escuros.
- Cortes de cabelo Chanel (referência à estilista Coco Chanel), que foi a principal personalidade a mudar a história da moda na década de 20.
Itens que marcaram a moda dos anos 20!
Maquiagens!
A criação do batom em bastão: Ne m’eoublie pas “Não se esqueça de mim”. Geralmente, as mulheres o carregavam no porta cigarro, juntamente com o pó de arroz.
As duas características principais do chapéu: Coroa comprida e aba curta. Em diversos materiais: palha, feltro e variados tecidos. As decorações eram inúmeras: folhas, laços, plumas, flores, bordados, fitas de gorgorão e sedas.
Com o passar da década, o acessório foi ganhando outras variações, mas continuou sendo o mesmo modelo. Assim como todo produto vanguardista que sofre algumas alterações.
Faixas
Faixas melindrosa para cabelo, com bastante penas, plumas, rendas e pedras.
Sapatos
Salvatore Ferragamo cria sapatos com o solado mais resistente, para que as mulheres tivessem mais firmeza ao andar e dançar.
André Perugia
Designer de sapatos em criações exóticas, abusando bastante de formas inusitadas e cores vibrantes.
Vestidos
Os vestidos em franjas foram criados para evidenciar os movimentos enquanto as mulheres dançavam Charleston. Isso tudo fazia parte do glamour da década. Porém, os vestidos de franjas mais curtos eram para as danças e os mais longos eram pra saídas a noite.
Vestidos tubulares
Contudo, para que a silhueta não fosse marcada e tivesse um bom caimento, surgiu a lingerie the breast flapper para achatar os seios, bem diferente das décadas anteriores, que a ideia era mostrar todas as curvas.
Como resultado, os vestidos da década de 20 possuíam pedrarias, brilhos, plumas e bordados.
Colar de pérolas
Colares longos de pérolas falsas, tornando-se o acessório mais vendido na época.
Leia a matéria a seguir: https://lojadiabolica.com.br/5-icones-de-moda-dos-anos-20/